COMO FUNCIONA
Conheça o Sistema de Recuperação Estrutural com Estacas de Reação
Algumas construções apresentam trincas ou fissuras em suas paredes, e algumas delas, mesmo depois de reparadas através de sistemas convencionais voltam a se manifestar com o passar do tempo.
Existem casos que as fissuras aumentam sua espessura muito rapidamente, seguido ou não, por estalos.
De outras tantas maneiras as fissuras ou trincas podem surgir ou progredir.
Esse fato ocorre porque há um “recalque da fundação”. Em outras palavras as fundações “afundam”, e com isso a parede que está sobre essa fundação sofre movimento e trinca.
Isso ocorre, pois a carga (peso do imóvel) é maior que a resistência que as fundações oferecem.
Nesses casos, podem ser vários os fatores que levam a essa ocorrência, fundação feita sobre aterros, vazamentos de água ou esgoto, trafego muito intenso de veículos nas vias próximas ao imóvel, formigueiros e outros…
Para a correção eficiente desse problema, existe um sistema de calçamento das fundações através de aplicação de estacas cravadas com macaco hidráulico.
As estacas são compostas de segmentos cilíndricos de concreto ou aço, com 50cm de comprimento e 20cm de diâmetro, cravados um sobre outro sob as fundações do imóvel com o auxilio de macaco hidráulico que transmite o “peso” do imóvel para a ponta da estaca, de maneira que com esse processo de sobreposição a ponta descerá a camadas de solo cada vez mais compactas e assim encontrará resistência que suporte o “peso” do imóvel.Essa profundidade varia de acordo com a região.
Esse processo hidráulico não usa percussão, dessa maneira não provoca impacto, não oferecendo interferência de qualquer grandeza aos imóveis vizinhos.
A aplicação da estaca usa a estrutura do imóvel como “apoio” para o macaco hidráulico cravar a estaca no solo que então ainda não oferece resistência para a carga do imóvel.
O processo se repete colocando vários cilindros de concreto, um sobre outro, até a ponta atingir solo resistente.
A finalização é feita com cunhas sobre um bloco que é instalado sobre o último cilindro, para que a parede esteja apoiada sobre o conjunto e assim não mais sofra recalque.